terça-feira, 29 de dezembro de 2009

VIVENDO DE PROMESSAS OU DAS PROMESSAS?













(Hb.6:9-20).

Há dois tipos de pessoas:
1 - os que vivem de promessas
2 - os que vivem das promessas.
O primeiro grupo é formado por gente que vive prometendo. Promete para si mesmo e para os outros. Promete que o próximo ano vai ser diferente, que as coisas vão melhorar, que agora é sério, que vai pegar firme mesmo, que vai estudar como nunca, que vai deixar a moleza de lado, que vai poupar algum dinheiro, que vai casar, que não vai trabalhar tanto e vai pensar mais na família, que vai fazer um bom exame médico, que não vai mais ser multado no trânsito, e vai por aí a fora. Na área espiritual promete assumir compromissos na igreja ou com missões. Isto apenas como exemplo. O dia mais feliz para este grupo é o dia 31 de dezembro, dia mundial da promessa. Geralmente neste dia, proliferam impressos com calendário anual de leitura bíblica, agenda de intercessão, guia para memorização de versículos, plano diário, mensal e anual para a vida espiritual, social e financeira, etc. Especialmente quando se aproxima a hora da passagem de ano, o “prometente” extrapola. Apresenta sua lista de promessas aos amigos que, empolgados, dão a maior força. E dá-lhe promessas. No fim, por que promete, se compromete. Chega o ano novo. Dia 1 de janeiro é feriado, logo, não é dia para começar a cumprir promessas. Mas, no dia seguinte, o “prometente” começa a pensar em todas elas e percebe que à distância entre o prometer e o fazer é bem maior do que havia imaginado. Então vem o desânimo. Buscando forças para mais uma promessa, o “prometente” promete não prometer jamais. É mais uma promessa. Das decisões tomadas à base da emoção passa para a razão. Aí cai na real (ou no real) concluindo que, assim como dizem que as leis existem para ser quebradas, as promessas são feitas para não ser cumpridas. Resultado: o ano novo ficou velho logo no início. O jeito? Esperar o próximo ano.

O segundo grupo é composto por gente que pode até fazer alguma promessa, mas a grande ênfase não é as promessas que faz, mas as que foram feitas no passado por alguém que é capaz de sustentar a cada promessa anunciada. Sua capacidade é tanta que há, inclusive, promessa feita antes da fundação do mundo (I Pe.1:20). Quer prova maior do caráter de quem pode prometer e cumprir desta maneira? A bíblia é repleta de ênfases sobre o caráter de Deus, seus atributos e Suas promessas. A expressão fidelidade permeia toda a bíblia. Isso mostra que é muito melhor crer e viver das promessas feitas pelo Senhor do que repetir promessas anualmente. Enquanto a esperança do primeiro grupo é crer na possibilidade de cumprir aquilo que ele mesmo promete, (autoconfiança), o segundo grupo confia em quem prometeu (confiança depositada). Temos, então razões de sobra para basear nossa vida nas promessas reveladas. Todavia, não é errado prometer, embora a bíblia chame a atenção para quem promete. (Ecl.5:1). Por que não confiar em quem prometeu? Por que não se esforçar em conhecer mais sobre cada promessa? Entre tantas promessas que a bíblia nos traz, uma precisa ser destacada. Ela foi feita pelo Senhor Jesus, e diz: “...Eis que estou convosco todos os dias, até a consumação do século...” (Mt.28:20b).


Pense nisto e tenham todos um ano de bênçãos e de paz que a Glória do Altíssimo cubra sua casa e os faça prosperar em todos os aspectos de suas vidas

É o que deseja seu amigo e Pastor


Wagner Teruel

Nenhum comentário: