segunda-feira, 22 de agosto de 2011






A Múltipla Gloria de Cristo


“...Eu, João, irmão vosso e companheiro na tribulação, no reino e na perseverança, em Jesus, achei-me na ilha chamada Patmos, por causa da palavra de Deus e do testemunho de Jesus; Achei-me em espírito, no dia do Senhor, e ouvi, por detrás de mim, grande voz, como de trombeta, dizendo: O que vês escreve em livro e manda às sete igrejas: Éfeso, Esmirna, Pérgamo, Tiatira, Sardes, Filadélfia e Laodicéia; Voltei-me para ver quem falava comigo e, voltado, vi sete candeeiros de ouro e, no meio dos candeeiros, um semelhante a filho de homem, com vestes talares e cingido, à altura do peito, com uma cinta de ouro; A sua cabeça e cabelos eram brancos como alva lã, como neve; os olhos, como chama de fogo; os pés, semelhantes ao bronze polido, como que refinado numa fornalha; a voz, como voz de muitas águas; Tinha na mão direita sete estrelas, e da boca saía-lhe uma afiada espada de dois gumes. O seu rosto brilhava como o sol na sua força; Quando o vi, caí a seus pés como morto. Porém ele pôs sobre mim a mão direita, dizendo: Não temas; eu sou o primeiro e o último e aquele que vive; estive morto, mas eis que estou vivo pelos séculos dos séculos e tenho as chaves da morte e do inferno; Escreve, pois, as coisas que viste, e as que são, e as que hão de acontecer depois destas. (Ap. 1:9-19 ARA)

Patmos, um exílio para a morte, seu nome quer dizer “MORTAL”, uma viagem mortal, era esta viagem que este santo apostolo havia feito, pela pressão dos romanos, uma pequena ilha rochosa de 29 Km. de perímetro no mar Egeu, por causa do seu aspecto triste serviu de lugar para detenção de criminosos, João foi ordenado a ficar ali pelo Imperador Domiciano.
João: Seu nome significa favor de Deus, um servo de Deus, condenado a morte por ser fiel a Deus. Teve uma morte natural, ainda que fora colocado num tacho de azeite fervente de onde saiu ileso, e ainda que havia sido mandado para Patmos e nada lhe aconteceu, quando Nerva assumiu o poder entre 95-96dC. Concedeu-lhe anistia, voltando – se para Éfeso onde residiu até sua morte natural provavelmente com 100 anos.
Estava ilhado em Patmos quando tudo lhe aconteceu:

1 – Ouviu: Uma voz, a mesma voz de salvação para o mundo hoje, é o clamor e a adoração da Igreja de Deus (Hb.13:15).
2 – Virei-me para ver: Nós precisamos chegar neste ponto, e ver as coisas celestiais, sempre conhecemos, ouvimos falar, de Jesus com um olhar manso, passos leves, toque suave, e a cruz nos mostra Ele sendo um sofredor, mais agora João vê:
• Sete castiçais de ouro: A Igreja
• No meio dos sete castiçais: Jesus
• Vestes compridas: igual do Sumo sacerdote mostrando-nos que Cristo é o nosso Sumo Sacerdote (Hb.4:14-15; Ap.19:16).
• Cingido pelo peito: Sua alta dignidade, os homens da alta magistratura, vestem-se com suas Togas pelos ombros, os trabalhadores comuns pela cintura, Ele sendo o Rei dos reis, e o Senhor dos senhores pelo peito (Lc.12:35).
• Cabelo branco: Sabedoria que um homem velho tem, embora Jesus não era uma ancião, temos que entender que é um assunto espiritual, porque Ele é eterno, tem a beleza de um ancião, pela sua conduta Ele é o ancião de dias (Dn.7:9) sabedoria e Inteligência.
• Olhos como chama de fogo: simboliza a “Todo-videncia” , compenetração e também furor (ap.6:16-17), para os que desprezam o amor de Deus.
• Pés de Bronze: Justiça (Ap.19:15).
• Voz como de Trombetas: poder da voz do Senhor com a qual despertará os mortos (Jô.5:28-29), voz que pronunciará o veredicto final (Mt.25:41-46).
• Sete estrelas: São anjos representantes, sofrem uma grande ameaça de vida, por isso o Senhor os tem em lugar seguro
• Espada de dois fios: Símbolo de autoridade executada (Rm.13:4) o fato que saia da boca mostra-nos que é espiritual é a palavra de Deus (Hb.4:12), a qual julgará e castigará os incrédulos (Jô.12:48).
• Rosto como o Sol: Simboliza a Glória de Deus (Ml.4:12), o que representa o Sol para a natureza assim é Cristo para nossa vida espiritual, sem sol não há vida, sem Cristo não há vida.



Quando João viu caiu como morto, e Jesus lhe disse: “NÃO TEMAS”.

Um comentário:

vilma guarinho disse...

Pr.Wagner, ótimo texto, essa visão de João no Apocaplipse é extraordináriamente divina, a descrição que ele faz de Jesus Glorificado é de uma inspiração única. Cristo, a luz do mundo, mais uma vez trazendo vida a todos aqueles que o seguem. Como João o melhor lugar para estarmos é aos pés do Senhor e assim teremos Sua luz espiritual e nossas vidas radiantes.