quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

CONTRA FATOS NÃO HÁ ARGUMENTOS

Os Unicistas Creem no Espírito Santo?

É tremendamente assustadora a posição do movimento trinitário ao afirmar que os Unicistas não creem no Espirito Santo, a maioria das vezes que converso com amigos especulações de gente ignorantes frente as verdades teologais, mais uma verdade é que temos, como Unicistas que somos, sido atacados por estes “pseudo-teologos” de não acreditarmos no Espírito Santo.

Assim como no movimento trinitário existem muitos grupos que não concordam com o batismo com Espírito Santo e com a manifestação em falar outras línguas, existe também nos movimentos unicitários líderes que não creem na recepção do Espírito Santo com a manifestação de línguas estranhas, acreditando e atribuindo muito mais ao fruto do Espírito a evidencia de se ter o Espírito Santo que mesmo as línguas estranhas.

A falsa crença e ensino apologético de que os cristãos unicitários não creem no Espírito Santo foi uma forma pejorativa e maldosa dos movimentos trinitários encabeçados por líderes inescrupulosos em pormenorizar e fazer cair em descrédito um movimento que cresce a cada dia, desde o dia de Pentecostes até os dias de hoje, portanto, afirmamos categoricamente que: “OS UNICISTAS, SIM, CREEM NO PODER DO ESPÍRITO SANTO”.

A Bíblia nos fala sobre a importancia do Espírito Santo na vida do crente, e principalmente na vida do crente unicista, pois é Ele (Espírito Santo) quem convence o pecador; é Ele (Espírito Santo) que nos anima a seguir a diante.

“...Antes de mandar a igreja para o mundo, Cristo mandou o Espírito para a igreja. A mesma ordem precisa ser observada hoje...” (John R. W. Stott)

O Espírito Santo não é a terceira pessoa da Divindade. Deus é Espírito e há somente um Espírito (Ef.4:4). O titulo Espírito Santo é usado somente para designar outra manifestação, outro oficio de Deus, quando Ele opera e se move nos corações e vidas de homens e mulheres.
O homem possui um espírito e assim é capaz de ter comunhão com Deus;da mesma maneira Deus tem comunhão com o homem, através do Espírito Santo. Em nenhum dos casos isto cria duas pessoas.
O autor tem tres filhos. Para eles ele é pai e pastor, porém, isto não o torna duas pessoas.

A Emanação de Deus:
A palavra “emanar”, significa “Fluir de”, “proceder de”. Eu devo confessar que não este inteiramente satisfeito com o uso da palavra aqui, porém a uso por ter o Português pobre. O Espírito Santo é Deus fluindo em bênçãos, salvação e poder. Fala-se sobre o Espírito Santo como caindo sobre os cristãos (At.10:44) e como sendo derramado sobre eles (At.2:17). Na realidade o Espírito Santo já está presente em todos os lugares e estes termos são usados para mostrar que o Espírito de Deus penetra os corações dos cristãos.

Um só Espírito:
Efésios 4:4 nos diz: “...Há somente um corpo, e um só Espírito...”
O cristão pleno do Espírito, está pleno de Deus, de Cristo e do Espírito Santo. Há três espíritos ocupando o coração do cristão? Certamente que não. “...Há um só Espírito...”
Efésios 3:19 está escrito: “...para que sejais tomado de toda a plenitude de Deus...”
Colossenses 1:27: “...Cristo em vós esperança da gloria...”
Atos 2:4: “...Todos ficaram cheios do Espírito Santo...”

A personalidade do Espírito Santo:
Este é Jesus Cristo habitando em nós, no poder de Sua vida Ressurreto.
Colossenses 1:27 “...Cristo em vós esperança da gloria...”
O pronome pessoal “ELE” é usado muitas vezes, em referencia ao Espírito Santo, não como uma “Pessoa” ou “Deus” adicional, mais como outra manifestação do Único Deus Verdadeiro, daquele que é “SANTO”. Isto se torna claro na formula batismal: Pai, Filho e Espírito Santo manifestados a nós em nosso Senhor Jesus Cristo.

A unicidade do Espírito Santo e de Jesus Cristo:
“...Deus é Espírito...” João 4:24.
“...Ora, o Senhor é o Espírito...” 2Corintios 3:17.
“...Voltarei para vós outros...” João 14:18.
“...E se alguém não tem o Espírito de Cristo...” Romanos 8:9.
“...Cristo em vós a esperança da gloria...” Colossenses 1:27.
Outras provas da unicidade do Espírito Santo e de Jesus Cristo, podem ser constatadas, quando consideramos a criação.
“...O Espírito de Deus me fez...” Jó 33:4.
“...E o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas...” Gênesis 1:2.
“...Pois NELE foram criadas todas as cousas...” Colossenses 1:16.
Estas passagens são contraditórias? NÃO !!! NUNCA!!!

O Espírito Santo é o autor e o interprete das Escrituras:
Esta é a prova definitiva da Unicidade da Divindade. Ao estudarmos cuidadosamente as passagens que segue não nos sobrará nem sombra ou variação de dúvidas.
2Pedro 1:20-21; João 16:13; 2Timoteo 3:16; 1Corintios 2:9-14.

Tipificado no Velho Testamento:
Aqui trataremos de mostrar algumas formas teofanicas de Deus no VT.
I. Numa Nuvem – Êxodo 13:21; Êxodo 14:19; 2Cronicas 5:14.
II. O fogo caindo sobre o sacrifício de Elias – 1Reis 18:38.
III. Em Mateus 17:13 nos diz: “...Então os discípulos entenderam que lhes falara a respeito de João Batista...”

Alguns símbolos usados para falar do Espírito Santo:
1. Fogo – Mateus 3:11; Atos 2:3.
2. Azeite – Mateus 25:1-13; Lucas 10:34.
3. Vinho – Mateus 9:17; Lucas 10:34.
4. Água – João 4:14; João 7:38.
5. Pomba – Mateus 3:16.
6. Vento – Atos 2:2.
7. Selo – Efésios 1:13-14; Efésios 4:30.

Termos e títulos usados para o Espírito Santo:
1. Espírito – Lucas 11:13.
2. Espírito Santo – Mateus 3:11.
3. Espírito de Graça – Hebreus 10:29.
4. Espírito da Verdade – João 14:17; João 15:26; João 16:13.
5. Espírito da Vida – Romanos 8:2.
6. Espírito da Promessa – Efésios 1:13.
7. Espírito da Gloria – 1Pedro – 4:14.
8. Espírito de Deus – 1Corintios 3:16; Romanos 8:9.
9. Espírito de Sabedoria e de Entendimento – Isaias 11:2.
10. Espírito de Cristo – Romanos 8:9.
11. Unção – 1João 2:20.
12. Consolador – João 14:16. Consolador significa, alguém que é chamado para estar ao seu lado.
13. Advogado – 1João 2:1.

O Espírito Santo Prometido:
No VT. Já era uma promessa ao lermos Joel 2:28 podemos ver claramente esta promessa.
“...E acontecerá que derramarei do meu Espírito sobre toda a carne...”
Pedro cita esta profecia no segundo capitulo do livro de Atos mostrando que a experiência Pentecostal era o cumprimento desta profecia. “Sobre toda a carne” tem sido literalmente cumprida, quando Deus tem batizado com Seu Espírito milhões de pessoas de todas as raças e de toda cor.
O Espírito Santo também foi profetizado por João Batista em Mateus 3:11.
“...Ele vos batizará com Espírito Santo e com fogo...”
O Espírito Santo também foi prometido por Jesus Cristo em João 14:15-26 quando Ele afirmou: “...E eu rogarei ao Pai, e Ele vos dará outro Consolador...”
Observe no versículo 16 o uso da palavra “OUTRO”, e também no versículo 23 o uso da primeira pessoa do plural. O pronome “NÒS”, naturalmente se refere aos ofícios e ministérios do Pai e do Filho. A palavra “outro” não se refere a outra pessoa ou a Deus mas a outro oficio ou ministério. O Espírito Santo desempenharia um novo oficio ao vir agora como Consolador para batizar os crentes e habitar em seus corações. Vemos isto claramente, quando comparamos João Batista com o cristão pleno do Espírito Santo desde o ventre de sua mãe. (Lc.1:15), ainda assim o menor no reino dos céus é maior que ele. (Mt.11:11). João tinha um Espírito diferente habitando nele? Haveria dois espíritos, um para João e outro para a Igreja? Certamente que não! O mesmo Espírito que habitava em João Batista habita a Igreja, mas num novo oficio e ministério.

“...O Espírito Santo é o imperativo de vida dado por Deus...” (A. W. Tozer)



O Espírito Santo declara o Nome que estava Oculto
Na noite em que o Senhor Jesus foi traído; e depois de Ele ter celebrado a Santa Ceia do Senhor (Jô.13:1-17), teve um belo colégio de obreiros, uma conversa ao pé do ouvido com os futuros apóstolos, desde o capitulo treze, até o final do capitulo dezesseis, logo no capitulo dezessete fez a oração que foi a mesma santa ceia e imediatamente foi entregue aos seus algozes (Jô.18:1-5).

O Senhor Jesus disse aos seus discípulos que no dia de pentecostes o Espírito Santo daria testemunho dele: “...Quando vier o Conselheiro, que eu enviarei a vocês da parte do Pai, o Espírito da verdade que provém do Pai, ele testemunhará a meu respeito...” (Jô. 15:26).

Neste versículo se está falando do dia de Pentecostes, porque foi quando veio pela primeira vez o Espírito Santo (Jô.7:39).

O Senhor disse, que neste dia o Espírito Santo daria testemunho dele.

Pensemos: A que tipo de testemunho se referia o Senhor, que o Espirito Santo daria dele?

O testemunho que o Espírito Santo deu no dia de Pentecostes é de que Jesus é o mesmo Pai, Filho e Espírito Santo, fazendo menção de que o que Jesus disse em Mateus 28:19 deveria ser cumprido agora em Atos 2:38, e isto é testemunhar.

A Bíblia não se contradiz. Se Jesus Cristo disse, que batizassem os gentios em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo (Mt.28:19) e Pedro cheio do Espírito Santo e por meio do Espírito Santo, ordena que batizem-se em Nome de Jesus Cristo, isto nos diz que este é o nome que estava oculto nos tempos antigos e que agora fora revelado por meio daquele que tinha as chaves para a abertura de portas, isto é, Pedro (Mt16).

Meu querido irmão, se você está lendo este compendiolo e está crendo na Bíblia, siga em diante, saiba que há muito ainda que compreender e buscar, milhares e milhares de anos que a Bíblia vem sendo escrita e ainda para nós, reles mortais ainda é algo novo, e inovador, persiga estudando e aprendendo mais e mais desta fonte inesgotável de sabedoria.


Texto extraido do livro CONTRA FATOS NÃO HÁ ARGUMENTOS

7 comentários:

Unknown disse...

Paz pastor esse seu esboço está muito bom mesmo continue postando, pois precisamos de estudos assim para enriquecer nosso conhecimento

Unknown disse...

Meu querido. Paz do senhor. como é que eu consigo seus livros

renilsonandreza@gmail.com disse...

Como faço para adquirir esse livro?

IvanAlberto Amorim da Silva disse...

Pastor como faço pra comprar seu livro ?

Unknown disse...

Pastor quero comprar esse livro como Fasso

Unknown disse...

Sou aki de manaus

Anônimo disse...

Onde podemos comprar esse livro ?