terça-feira, 15 de maio de 2012

Compreendendo a Elo_him 2

Compreendendo a Elo-Him 2 LEITURA SALMOS 82:1 O etimólogo (pessoa que estuda a direção e origem das palavras) W.H.Schmidt, escreveu, “baseando-se somente no hebreu, é possível chegar a seguinte conclusão: EL – Elo-Him, é uma forma plural de EL... é um dos argumentos trinitarios para provar a pluralidade de Deus. A enciclopédia judia diz: Não implica na crença plural ou politeísta de Deus entre os antigos. Mais apenas que servia para apontar a pluralidade de deuses pagãos, esta expressão designa todos os atributos de Deus: Majestade, Excelência, Poder, Existência... é utilizado para designar os deuses de outros povos como no Salmos 82:1 1 É Deus quem preside à assembléia divina; no meio dos deuses, ele é o juiz , I. Deuses do Egito: Exodo 12:12, Jr.43:12; Jz.10:6 II. Deus dos estrangeiros: Gn.35:2-4; Dt.31:16; Jr.5:19 III. Deus das nações: 2Rs.18:35 Também se emprega o termino ELO_HIM para deisgnar a Deus, como o Deus de Israel a) Gramaticalmente como no singular: Gn.1:1, Sl.7:10; 2Rs.19:15 b) Deus Vivo: Dt.5:26; 1Sm.17:26; Jr.10:10 c) Deus Santo: Js.24:19 É empregado ainda o Término ELO_HIM como uma função superlativa: A. Norte de Deus: (em uma versão hebraica muito antiga) Sl.68:16; Sl.36:7 B. Sabedoria de Deus: 1Rs.3:28 C. Temor de Deus: Gn.35:5, 1Sm.14:15 ELO_HIM é empregado ainda como Deus Patriarcal: 1. Deus de nossos pais: Gn.31:53; Ex.3:15, At.7:32 2. Deus de Abraão: Gn.26:24; Gn.28:13; Gn.31:42 Francisco Lacueva, teólogo trinitarista, comenta: “ Esta no plural (ELO_HIM) para apontar a intensidade de poder e ênfases majestático, porem não indica, em si a pluralidade ou o politeísmo; o qual está muito claro em Gênesis 1:1 onde o verbo está no singular. O Hebreus estavam acostumados a usar ELO_HIM para dar ênfases e descrever a majestade do Rei ou os seus atributos. Segundo os términos hebreus utiliza-se ELO_HIM não desde uma perspectiva de uma pluralidade de pessoas ou divindades e sim da pluralidade de poderes e habilidades do Único e Soberano Deus”, como está escrito: “...Assim diz o Senhor, o seu redentor, que o formou no ventre: “Eu sou o Senhor, que fiz todas as coisas, que sozinho estendi os céus, que espalhei a terra por mim mesmo...” (Is.44:24 NVI) Myer Pearlman, teólogo trinitarista diz: “Elohim, (traduzido DEUS). Este vocábulo é empregado em lugares onde se descreve ou se insinua o poder Criador e a Onipotência de Deus, ELO_HIM é o Deus Criador. A forma plural significa plenitude do poder” Louis Berkhof, teólogo trinitarista, diz: “EL ELO_HIM é o nome mais comum pelo qual Deus se designou no AT é EL seja, que tenha o sentido de ser o primeiro, ser o Senhor, ou de ser forte e poderoso, ou como aquEle que deve ser temido. O nome em sua forma singular raramente ocorre, a não ser em uma poesia. A forma plural ELO_HIM é considerada então, como intensiva, e por tanto serve para indicar plenitude de poder”. Oswal T. Allis, erudito, em seu livro: “OS CINCO LIVROS DE MOISÉS, escreve: “ELO_HIM aparece 33 vezes nos primeiros 34 versículos de Gênesis. É seguido por JHEOVAH (YHWH), e, repete-se o término ELO_HIM em mais 20 ocasiões nos 45 versículos seguintes” A Enciclopédia de Ética e Religião, editada por JAMES HASTINGS, diz: “No texto hebreu de Gênesis, Deus é apontado por dois nomes diferentes. O primeiro é ELO_HIM, porque ainda que este nome tenha significados muito distintos, é aplicado de forma especial para o SER SUPREMO. O outro é JHOVAH (YHWH) , o grande Nome de Deus, expressando sua essência. Os nomes (estes dois) nunca se mesclam. Cada nome divino tem seu significado especial,e não eram necessariamente sinônimos. Isto se deve a que exista um verdadeiro propósito por traz disto, o emprego ilhado dos nomes divinos, e não uma eleição escolhida pelo acaso”. Josh McDowell, em “Evidencia que exige um veredicto”, Volume II, cita ao Rabino Jehuda Halevi, do século XII, em seu livro intitulado “Cosri”, no qual explica a etimologia de cada nome divino como dizendo: “Elohim é o nome maior da Divindade: e é distinguido somente em sua plenitude de poder... ali onde Deus deu o grande testemunho de Si mesmo é verdadeiramente conhecido, se acrescenta outro nome a ELO_HIM o de Jeová, peculiar ao povo que recebeu Sua revelação e Seu pacto”. Humberto Cassuto, erudito judeu e ex professor da Universidade Hebréia, em seu livro “As Hipóteses Documentárias”, diz: “Consideremos primeiro os caracteres dos dois nomes Elo-Him e Jeová. Não são do mesmo tipo... Elo-Him era originalmente um nome comum, um apelativo, que se aplicava tanto ao “Deus de Israel” como aos deuses pagãos. Em contra partida, o nome YHWH é um nome próprio, o nome especifico do Deus de Israel. Quando os antepassados do povo judeu se deram conta que existe um só Deus, e que somente YHWH é Elo-Him (1Rs18:39). Então o substantivo comum Elo-Him adquiriu para eles também o significado de nome próprio e veio a ser sinônimo do nome YHWH. Então, Cassuto, passa a explicar como é empregado o nome Elo-Him por parte dos judeus, e diz: 1 – Preferiam o nome Elo-Him quando a passagem implicava a idéia abstrata da divindade prevalecente nos círculos internacionais de “sábios” – Deus concebido como o Criador do universo físico, como Regedor da natureza e como a Fonte da vida. 2 – O nome Elo-Him é usado quando se tem que comunicar o conceito de pensadores que mediam acerca dos sublimes problemas relacionados com a existência do mundo e da humanidade. 3 – Elo-Him, (usado) quando a representação é de forma geral, superficial e nebulosa, deixando a impressão de obscuridade. 4 – Elo-Him (usado) quando quer mencionar a Deus de uma meneira ordinária, comum, ou quando a expressão ou pensamento não pode ser, por reverencia, associado diretamente com o Santo Nome. 5 – Elo-Him (usado) quando a divindade é mencionada como um ser transcendental que existe totalmente fora e por cima do universo físico. 6 – Elo-Him (usado) quando é mencionado em referencia com um que não é membro de seu povo escolhido. 7 – Elo-Him (usado) quando o tema tratado pertence a tradição universal. Com relação ao uso do nome Elo-Him, no hebraico moderno, Cassuto diz que eles empregam quando desejam expressar o conceito filosófico ou universal da divindade. Ao explicar a aplicação destas regras em Gênesis, Cassuto diz: “Em Gênesis 1, Deus aparece como Criador do Universo físico e como Senhor do mundo, exercendo domínio sobre todas as coisas.tudo o que existe está aí devidamente a disposição do Seu mandato, sem contato direto entre a natureza e Ele. Assim, se aplica aqui a regra de que se deve empregar Elo-Him... na história do jardim do Éden encontramos a Deus como governante moral devido o que Ele impõe certas normas sobre o homem. Assim mesmo, se representa uma faceta pessoal de Deus em sua relação direta com o homem. YHWH é o que se ajusta melhor aqui... na mesma passagem encontramos a YHWH relacionado com Elo-Him, devido a que agora nas escrituras tem o desejo de identificar a Elo-Him com YHWH; em outras palavras, que o Deus do mundo ético não é outro alem do mesmo Deus do mundo físico,q eu o Deus de Israel é o mesmo Deus de todo o Universo, que os nomes YHWH e Elo-Him apontam somente a aspectos diferentes de sua atividade ou das maneiras diferentes em que Ele se revela aos filhos dos homens... Elo-Him (que é bem provável derive da palavra “poderoso”, “forte” ou ainda “principal”) faz referencia a Deus como criador e Senhor Todo-poderoso do Universo. Assim Elo-Him é mais apropriado para Gênesis 1 que YHWH que é o nome de Deus quando está no compromisso do pacto. Desta forma em Gênesis 2 se emprega YHWH quase que exclusivamente devido que Deus está tratando com Adão e Eva em relação ao pacto. Em gênesis 3 quando aparece satanás, o nome de Deus se reverte a Elo-Him pelo fatod e que Deus não está em absoluto relacionado com satanás em uma relação de pacto. Assim, tanto a serpente como Eva se referem a Ele como Elo-Him. O nome volta a ser YHWH quando Deus chama a Adão (Gn3:9) e repreende a Eva (Gn.3:13) e é o Deus do pacto que coloca maldição sobre a serpente (Gn.3:14). “e obserava o teólogo Cassuto: na literatura hebraica o conceito do Deus específico de Israel fica completamente identificado com o Deus de toda a terra. YHWH, a quem reconhecem os filhos de Israel, e ante quem se prostram não é outro alem de Elo-Him, de cujo domínio sobre eles são todos os homens conscientes de uma maneira mais ou menos clara, e a que, terão que reconhecer de uma maneira plena em um tempo vindouro”. Definitivamente, então, Elo-Him, nunca está expressado ou usado no sentido de “deuses”, em sua aplicação ao Deis da Bíblia. Não é certo, como escreveu o Dr. Pearman, que simboliza a trindade, e tão poucoestá implicando um número de “pessoas divinas” na divindade. Toda a documentação consultada pelos eruditos neste estudo aponta com clareza que Elo-Him é uusado para apontar a Deus, o Deus da Bíblia, com ÚNICO, porem em quem se reúne todos os atributos divinos: Poder; Majestade; Santidade; Conhecimento e Ciência; sabedoria; Graça e Inteligência; Misericórdia; Justiça; Bondade; Perdão e amor: Elo-Him é a soma majestática do Deus único. O Dicionário Bíblico Smith diz: “ a forma plural de Elohim tem dado lugar a muitas discussões. A idéia imaginativa ou a especulação que a pluralidade da palavra Elo-Him se refere a trindade de pessoas na divindade, dificilmente encontra apoio entre os entendidos. É o chamado pelos gramáticos de pluralidade de majestade e significa plenitude de força divina, a soma dos poderes revelados por Deus...” O nome Elo-Him, é aplicado a Jesus Cristo no livro profético de Zacarias em pelo menos três passagens: 1 – Zacarias 11:4, 12-13, onde se diz Elo-Him (original hebraico) foi vendido por trinta peças de prata. 2 – Zacarias 12:10, onde se diz Elo-Him (original Hebraico) foi traspassado (que através de uma hermenêutica acurada compreendemos que se refere ao calvário) 3 – zacarias 14:5, onde se diz que Elo-Him (original Hebraico) voltará como rei. O significado final de Elo-Him é uma pluralidade de atributos e poderes. atte Pr.Dr.Wagner Teruel Phd.Db.dee.Mth.Mcr. Thb\Lic www.itsteologia.net

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