segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Unigênito ou único? “...Aquele que é a Palavra tornou-se carne e viveu entre nós. Vimos a sua glória, glória como do Unigênito vindo do Pai, cheio de graça e de verdade...” (Jo.1:14 NVI) “...A Palavra se tornou um ser humano e morou entre nós, cheia de amor e de verdade. E nós vimos a revelação da sua natureza divina, natureza que ele recebeu como Filho único do Pai...” (Jo.1:14 NTLH) “...Ninguém jamais viu a Deus, mas o Deus Unigênito, que está junto do Pai, o tornou conhecido...” (Jo.1:18NVI) “...Ninguém nunca viu Deus. Somente o Filho único, que é Deus e está ao lado do Pai, foi quem nos mostrou quem é Deus...” (Jo.1:18 NTLH) “...Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna...” (Jo.3:16 NVI) “...Porque Deus amou o mundo tanto, que deu o seu único Filho, para que todo aquele que nele crer não morra, mas tenha a vida eterna...” (Jo.3:16 NTLH) “...Quem nele crê não é condenado, mas quem não crê já está condenado, por não crer no nome do Filho Unigênito de Deus...” (Jo.3:18 NVI) “...Aquele que crê no Filho não é julgado; mas quem não crê já está julgado porque não crê no Filho único de Deus...” (Jo.3:18 NTLH) Graça e Paz amigos e irmãos, esta manhã cinzenta em Mogi das Cruzes depois de uma boa noite de chuvas, em tudo somos gratos a Deus, aqui isolado no meu escritório com meus pensamentos fervilhando, tal qual na minha nova caneca verde presente de um querido amigo Mauricio, com um café meio amargo e bem forte, ao fazer meu devocional esta manhã em comparação com textos bíblicos, me veio a mente estas diferenças acima, será que é a mesma coisa? Se sua resposta foi sim, leia novamente e agora me responda, por que a palavra UNIGENITO está nos textos em maiúsculos e a palavra ÚNICO está em minúsculos? Os que acompanham minhas crônicas devem estar lembrados de um texto que escrevi há meses atrás sobre o Deus exclusivo, onde exaustivamente falei sobre a MONOGENES, hoje vou apimentar um pouco mais este termo ok. Há anos atrás participando de um fórum de Ciencias Bíblicas oferecido pela SBB, o Dr. Vilson Scholz afirmou que a Bíblia existia para ser entendida, por muitos anos, me firmei nesta frase muito impactante, frase esta que levei para as salas de aula e por vezes ministrei sobre uma Bíblia compreensível a todos, porem, ao fazer uma reflexão sobre os textos acima me perguntei: O que o leitor está entendendo neste texto? João atribui a Jesus o Cristo, a alegação de que Ele (Jesus) seja o filho de Deus, com o adjetivo UNIGENITO (Monogenes) em seu Evangelho e em sua primeira epistola (4:9). A antiga Bíblia Linguagem de Hoje, depois trazida para nossos dias como NTLH, altera o texto de UNIGENITO para ÚNICO, alegando que MONOGENES de MONOS (único, só um) e do radical GEN do verbo GINOMAI (tornar-se). A NTLH empenha-se na tarefa de esvaziar de todos os versículos e, de modo particular, deste vocábulo técnico, desta forma, trocaremos então, a DIVINDADE total do Deus encarnado, para meramente a incapacidade de se produzir um outro Cristo, e, desta forma, teríamos um único filho, quer seja por incapacidade divina, quer seja pela falta da necessidade, mais o certo é que estaríamos trocando um Unigenito por um Único. Desta forma defendo categoricamente o termo UNIGENITO para a sustentação de que Jesus o Cristo é o único e verdadeiro Deus (1Jô.5:20). 1 - Os sinópticos chamam a Jesus de Filho de Deus como título messiânico. Reconhecem-no Messias, o Cristo, o Ungido como filho de Deus. Os discípulos (Mt.14:33) Pedro de Maneira muito especial (Mt.16:16) Os Demonios (Mc.3:11; Lc.8:28) No quarto evangelho, a expressão técnica FILHO DE DEUS é titulo messiânico nos lábios de Natanael (Jô.1:49), nos lábios de Marta (11:27) e nos lábios do próprio Jesus (5:25;10:26;11:4). 2 – O Quarto evangelho foi escrito depois dos Sinópticos, das epistolas Paulinas e Petrinas: Isto expressa a maturidade do evangelho apostólico no primeiro século. Ele (o quarto evangelho) é suplementar e final preparado com o máximo de cuidado pelo apostolo do amor que o descreveu em destacado centro cultural grego. Deus se valeu destes recursos humanos para inspirar o hagiógrafo na obra culminante da teologia Neo-testamentária da Divindade de Jesus o Cristo. Se cada termo bíblico encerra conteúdo cheio de revelação, no quarto evangelho, a expressão FILHO DE DEUS, vem apenas para mostrar que aquela massa de carne humana era DEUS ENCARNADO, apenas isto, desta forma, não poderia ser único, mais sim UNIGENITO, exclusivo. W.C. Taylor no dicionário grego afirma in loco: FILHO DE DEUS É IGUAL A DEUS, ou, O MESMO QUE DEUS. À luz dos textos citados de João, para o termo técnico FILHO DE DEUS, deixa-nos claro que é apenas um indicativo da DEIDADE de Jesus o Cristo, seria impossível o Filho de Deus não ser igual ao Pai, desta forma o teólogo João, na frase FILHO DE DEUS, ele aplica dois matizes importantes para nossa compreensão. 1 – A Messianidade 2 – A Deidade Não haveria possibilidade do FILHO DE DEUS, não ser o Messias, e não ser Deus. Nos últimos dias é impressionante como as pessoas querem a atribuição de FILHOS DE DEUS, para sí, sem que haja a compreensão técnica da palavra, e também sem a compreensão de João 1:12. Neste contexto bíblico-teológico de João que Jesus Cristo é proclamado FILHO UNIGENITO, UNIGERADO. Insistamos um pouco mais, ao ser declarado, nos sinópticos, FILHO DE DEUS, este titulo equivale a MESSIAS. Só na revelação do teólogo-evangelista que este titulo recebe a ênfase da origem de Jesus Cristo como o verbo encarnado. E a sua geração divina, a sua natureza divina, se consubstancia, em plenitude, no titulo: FILHO UNIGENITO. Diluir este conteúdo do titulo FILHO UNIGENITO equivale a rasgar enorme parte do quarto evangelho, porque ele marca uma revelação inigualável na Bíblia. O Dr. Robert Bratcher, em seu artigo THE NATURE AND PUPOSE OF DE NEW TESTAMENT IN TODAY’S ENGLISH VERSION. (A NATUREZA E FINALIDADE do NOVO TESTAMENTO EM VERSÃO INGLESA HOJE). Supoe elucidar o motivo que levou a NTLH a adotar o vocabulo único em substituição do UNIGENITO. Afirma ele: “...A mesma palavra (monogenes) é empregada para o Filho da Viuva de Naim (Lc.7:12), para a filha de Jairo (Lc.8:42) e para o menino curado no sopé do monte da transfiguração (Lc.9:38). Tambem é usada para Isaque (Hb.11:17), que é chamado de único filho. Na verdade Isaque não foi filho único de Abraão, antes do nascimento de Isaque já havia gerado Ismael e depois da morte de sara casou-se com Quetura e gerou outros sete filhos com ela. Em nenhum sentido Isaque foi filho únigenito de Abraão, ele foi o único singular da especie como filho da promessa (Gn.4:22-23). O Reverendo Bratcher engana-se e a sua confusão invalida o seu argumento e favorece ainda mais a tradução vernácula de UNIGENITO para MONOGENES. Desta forma posso afirmar que Jesus não é o ÚNICO, e, sim, o UNIGENITO, pois antes dele nada foi criado e nem sequer depois dele. Atte Pr.Dr. Wagner Teruel Phd.Db.Dee.Mth.Mcr.Thb\Lic www.itsteologia.net

Um comentário:

Anônimo disse...

""""Na frente da mitra na testa de Arão, presa por uma tira azul, havia a lâmina dourada gravada SANTIDADE AO SENHOR"""
O texto acima foi extraído de seu blog .
Prezado Desconhecido , por favor leve a sério os assuntos divinos ! Na escrita em hebraico na lâmina dourada aparece claramente o NOME de DEUS e NÃO a palavra Senhor.Porquê voce insiste em ocultar O NOME do VERDADEIRO E ÚNICO DEUS ? Lembre-se : Deus é singular , ímpar e seu nome também o é.Eu não vou escrever aqui o nome de Deus pois tenho certeza que o prezado Desconhecido conhece ou sabe exatamente .É Impossivel alguém realizar tanta pesquisa e desprezar algo tão importante.Senhor e Senhores existem vários.Aliás você gostaria que eu insistisse em em chamá-lo de Desconhecido ou pelo seu verdadeiro nome Wagner Teruel ?
Um abraço.