quarta-feira, 10 de abril de 2013

Palco Imaginário




Palco Imaginário
“...Uma tarde Davi levantou-se da cama e foi passear pelo terraço do palácio. Do terraço viu uma mulher muito bonita, tomando banho; e mandou alguém procurar saber quem era. Disseram-lhe: "É Bate-Seba, filha de Eliã e mulher de Urias, o hitita"; Davi mandou que a trouxessem e se deitou com ela, que havia acabado de se purificar da impureza da sua menstruação. Depois, voltou para casa; A mulher engravidou e mandou um recado a Davi, dizendo que estava grávida; Em face disso, Davi mandou esta men­sagem a Joabe: "Envie-me Urias, o hitita". E Joabe o enviou...” (2Sm 11: 1-6 ARC)
Nossa mente vaga na desesperança de um dia após o outro, montamos em nossas mentes um palco imaginário, onde nunca somos os coadjuvantes, sempre somos os protagonistas, será que isto é bom ou mal? Até que ponto o ego é saudável e em que momento ele torna-se inimigo de Deus?
Temos em nós três elementos psíquicos: o ID, o Ego e o Superego.
O id contém a nossa energia psíquica básica, ou a libido, e se expressa por meio da redução de tensão. Assim, agimos na tentativa de reduzir essa tensão a um nível mais tolerável. Para satisfazer às necessidades e manter um nìvel confortável de tensão, é necessário interagir com o mundo real. Por exemplo: as pessoas famintas devem ir em busca de comida, caso queiram descarregar a tensão induzida pela fome. Portanto, é necessário estabelecer alguma espécie de ligação adequada entre as demandas do id e a realidade.

O ego serve como mediador, um facilitador da interação entre o id e as circunstâncias do mundo externo. O ego representa a razão ou a racionalidade, ao contrário da paixão insistente e irracional do id. Freud chamava o ego de ich, traduzido para o inglês como  "I"  (Eu"  em português). Ele não gostava da palavra ego e raramente a usava. Enquanto o id anseia cegamente e ignora a realidade, o ego tem consciência da realidade, manipula-a e, dessa forma, regula o id. O ego obedece ao princípio da realidade, refreando as demandas em busca do prazer até encontrar o objeto apropriado para satisfazer a necessidade e reduzir a tensão.
 
O ego não existe sem o id; ao contrário, o ego extrai sua força do id. O ego existe para ajudar o id e está constantemente lutando para satisfazer os instintos do id. Freud comparava a interação entre o ego e o id com o cavaleiro montando um cavalo fornece energia para mover o cavaleiro pela trilha, mas a força do animal deve ser conduzida ou refreada com as  rédeas, senão acaba derrotando o ego racional.
O superego representa a moralidade. Freud descreveu-o como o "defensor da luta em busca da perfeição - o superego é, resumindo, o máximo assimilado psicologicamente pelo indivíduo do que é considerado o lado superior da vida humana" (Freud, 1933, p. 67). Observe-se então, que, obviamente, o superego estará em conflito com o id. Ao contrário do ego, que tenta adiar a satisfação do id para momentos e lugares mais adequados, o superego tenta inibir a completa satisfação do id.

Assim Freud imaginava a constante luta dentro da personalidade quando o ego é pressionado pelas forças contrárias insistentes. O ego deve tentar retardar os ímpetos agressivos e sexuais do id, perceber e manipular a realidade para aliviar a tensão resultante, e lidar com a busca do superego pela perfeição. E, quando o ego é pressionado demais, o resultado é a condição definida por Freud como ansiedade.
 *Id: fonte de energia psíquica e o aspecto da personalidade relacionado aos instintos.
**Ego: aspecto racional da personalidade responsável pelo controle dos instintos.
***Superego: o aspecto moral da personalidade, produto da internalização dos valores e padrões recebidos dos pais e da sociedade.
Em outras palavras:
ID: Constitui o reservatório de energia psiquica, é onde se localizam as pulsões de vida e de morte. As características atribuídas ao sistema incosciente. É regido pelo princípio do prazer (Psiquê que visa apenas o prazer do indivíduo).
EGO: É o sistema que estabelece o equilíbrio entre as exigências do id, as exigências da realidade e as ordens do superego. A verdadeira personalidade, que decide se acata as decisões do (Id) ou do (Superego).
SUPEREGO: Origina-se com o complexo do Édipo, a partir da internalização das proibições, dos limites e da autoridade. (É algo além do ego que fica sempre te censurando e dizendo: Isso não está certo, não faça aquilo, não faça isso, ou seja, aquela que dói quando prejudicamos alguém, é o nosso "freio").
No palco imaginário de Davi, ele acreditava que pelo fato de ser o protagonista de Israel, poderia fazer o que bem entendesse, no palco imaginário de Davi, poderia cometer adultério e assassinato.
É interessante como nossa mente produz saídas espetaculares e acertos, já dizia a canção que somos suspeitos de um crime perfeito, mais crime perfeito não deixam suspeitos.
Mais estas saídas espetaculares sempre dão erradas, pois são frutos do nosso Id, Ego e Superego
Davi já havia criado um palco imaginário seu ID estava dominando nada que o Ego ou Superego pudessem vir a fazer daria conta de equilibrar o senso comum, logo cria-se imediatamente a ideia de possuir a mulher, trazer o esposo para assumir a gravidez, manda-o de volta, mata-o, a criança morre e por ultimo vem o profeta para traze-lo de volta a realidade.
Como nos parece um quadro muito típico, quantos e quantos lideres, sobem em seus palcos imaginários, pensando que são intocáveis, e desta forma, cometem toda a classe de pecado voluntário, acreditando que são reis e estão acima da razão, mais lembrem-se que quando Davi inquere quem é esta bela mulher a resposta foi: Ela é Bate-Seba, filha de Eliã um importante aliado de Davi, e esposa de Hurias um bom soldado do seu reino, seu ID poderia ter ficado satisfeito com a informação que o superego enviou ao seu cérebro dizendo, olhe Eliã é seu aliado, com os aliados devemos manter amizade e cordialidade, ela é esposa de Hurias seu soldado de respeito, não se trai a própria casa, porem, no palco imaginário de Davi, ele poderia se deitar com esta mulher.
O banho representava que estava livre de sua regra menstrual, mais uma vez seu ID deveria ter ficado satisfeito com a informação, que o ego e o superego transmitiram, olhe uma mulher purificada é o mesmo que um mulher fértil seu pecado trará consequências. Que coisa mais triste.
Lideres sentam-se em suas plataformas afirmando somos reis, cometem pecado de usurpação igual que Davi, cometem mortes espirituais, e os profetas, pregadores anunciando uma mensagem que é incapaz de corrigir seus erros.
Meu convite, saia de seu palco imaginário, ou então, mais cedo ou mais tarde os profetas irão mostrar para você a sua realidade.

Atte

Pr.Dr. Wagner Teruel

Nenhum comentário: