quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

O DESTINO DA ALMA APOS A MORTE



A tri-unidade do homem, e  O  destino da alma apos a morte

(Justos e injustos)



As bênçãos resultantes da vinda do Senhor Jesus a este mundo são incontáveis. Elas se relacionam com tudo o que existe. Na glória celestial ser-nos-ão reveladas e usufruídas inúmeras outras bênçãos derivadas da vinda de Jesus aqui; uma delas tem a ver com os fiéis que dormem ou vierem a dormir no Senhor, entre nossa morte e a vinda de Jesus, como já dissemos, têm alcance ilimitado, aqui e na eternidade.
Antes porem de entrarmos neste tema tão precioso conheçamos um pouco mais sobre a “TRI-UNIDADE”, do homem Corpo, Alma e Espírito.
O homem é constituído de duas substancias a material e a espiritual. A substancia material é formada pelo corpo; a espiritual consta de duas partes: a alma e o espírito. Foi criado a imagem e semelhança de Deus, semelhança esta que inclui a tri-unidade. Esta imagem e semelhança não são para entendermos só materialmente, mais também moralmente. Apesar da queda ocorrida no Éden, vemos traços desta imagem e semelhança no homem, a saber: a) sua imortalidade, b) no conhecimento tríplice de si mesmo, de Deus e do mundo, c) na sua consciência, d) na razão, e) na linguagem, f) no livre arbítrio ou vontade pessoal do homem.
Este atributo faz com que o homem se torne ser moral, isto é, assuma a responsabilidade por seus pensamentos, expressões e atos. Deus é um Ser único, o homem é um ser tri-único tri partido em sua unidade Espírito, Alma e Corpo (1Ts.5:23;Lc.1:47-48;Hb.4:12;Jó 7:11;12:10;27:3).
Uma evidencia da tri-unidade do homem é que em Gênesis 2:7, a Palavra de Deus no original diz literalmente “FOLEGO DAS VIDAS”, certamente querendo dizer as vidas do espírito da alma e do corpo.
1.    Corpo: (no hebreu “Basar”ou “Gevyyah”, no Grego “Somma”). É a parte material do homem, palpável, visível. É a sede dos sentidos, por meios dos quais a alma explora o mundo exterior. É o corpo que nos põe em contacto com o mundo físico. Ele sempre integrará o homem, exceto durante o “estado intermediário”, isto é, o tempo em que o corpo permanece no tumulo, mas, no momento da ressurreição, ele receberá novamente o corpo “os salvos”, um corpo glorioso em vários sentidos (1Co.15), e, “os ímpios”, um corpo sem gloria abjeto, em que sofrerão pela eternidade (Mt.10:28b). O homem foi criado para nunca morrer, mais com a entrada do pecado no mundo, ele perdeu sua gloria e ganhou a morte (Rm.6:23; Gn.3:19;Ecl.12:7). Para que o corpo do homem não se tornasse imortal como a alma, Deus expulsou Adão do Éden, para que o homem não viesse a comer da arvore da vida (Gn.3:22-23). O corpo de gloria que o homem tinha antes de pecar, será restaurado aos justos, no momento da ressurreição (Rm.8:11;1Co.15:36-44).É a morte do corpo físico que se refere (Ecl.3:19-21;9:5-6;12:7a).
2.    A Alma: (Hebreu “Nephesh”; Grego “Psyche”). A palavra alma aparece com vários sentidos nas Sagradas Escrituras, tanto figurativos como por sinédoque (comparação de varias coisas simultaneamente). É neste particular que é preciso muito cuidado, pois muitas falsas interpretações resultam daí, originando destarte falsos ensinos. Alguns erroneamente, dizem que “alma vivente” quer dizer “corpo vivente”, e quando o corpo morre nada mais resta do homem. Eles tomam a Gênesis 2:7, porem, “alma vivente”,ai, quer dizer, “alma viva” ou “feita vivente”. Isto é, Deus formou o homem com tudo o que constitui, inclusive a alma, mais tudo estava inerte até o momento que Ele soprou o espírito, o fôlego de vida, a energia divina, e então a alma tornou-se vivente (Sl.66:9) e deu dinamismo ao corpo. Os animais também têm alma, porem infinitamente inferior a do homem (Gn.1:20,21,24,28;Sl.8:5-8;1Co.15:39-41;Mt.6:26). Notemos que a mesma palavra original “Nephesh” é usada em Gênesis 1, concernente ao homem e aos animais, alem das muitas inferioridades como veremos a seguir, acaba com a morte do bruto; já a alma do homem é eterna. Além disso, Deus ao criar os animais disse: “Faça-se”, mas quanto ao homem, disse: “Façamos o homem segundo a nossa imagem e a nossa semelhança” . O nosso corpo é a bainha da alma, ela explora o ambiente ao nosso redor , e recebe impressões do mundo externo por meio dos sentidos corporais: vista, ouvido, olfato, tato e paladar. É a sede das emoções, paixões, desejos e sentimentos. Não é o tecido material, as vísceras, músculos, nervos que pensam, e sim, a alma operando através dos mesmos. É a alma que peca e envolve o corpo e o espírito (Ez.18:22). Se a língua do difamador for cortada ele continuara difamando. Considerando ainda a superioridade da alma do homem à dos animais, vemos que a alma do homem está no seu “EU”, a sede dos sentidos, a personalidade, o caráter, os sentimentos, as emoções, as paixões, os instintos, as afeições, os apetites. A alma por meio do espírito, põe nos em contato com Deus, e por meio do corpo põe nos em contato com o mundo. Considerada separada do espírito, a alma não tem substancia. Jesus como homem tinha alma (Mt.26:30; Jô.12:27;Is.53:11). A expressão “alma vivente”, em Gênesis 1, não seria necessária se não houvesse gradação nas almas dos homens e dos animais. Sendo a alma humana tal como foi descrita acima, ao morrer o corpo, ela sobrevive (Gn.35:18;Ap.20:4;Dt.34:6 com Lc.9:30; Gn.25:8-9 com Lc.16:22-31). A referencia de Lucas 16:22 mostra que ao morrer o corpo, resta alguma coisa real e mortal que “...foi levado pelos anjos...” (Mt.11:29;Dt.6:5;14:26;20:16;Jó 14:22;Sl.42:1-6;84:2).
3.    O Espírito: (Hebreu “RUACH”; Grego “PNEUMA”) Espírito Santo no grego é “PNEUMA AGION” . é um ser vivo, inteligente, invisível, sem carne e ossos (Lc.24:39). É ele a energia divina que Deus soprou no homem para que vivesse a sua alma. A respiração é um processo para a admissão do oxigênio, para que vivam as células orgânicas do corpo. O espírito é distinto do fôlego (Jó 34:14; Is.42:5). Vêem-se, ai, que Fôlego e Espírito, são duas coisas independentes. Se substituirmos, por exemplo, as palavras “espírito” e “alma”, por fôlego, nas passagens seguintes, observaremos a mais descabida aberração: Lc.12:19-20; 23:46; At.23:9; 1Co.2:11; 5:5; 2Co.3:17; 7:1;Gl.5:25; Ap.6:9-11; Jó.4:24;Sl.42:2-5; Mt.26:38; Ecl.12:7. o espírito identifica o homem, a criatura espiritual, e lhes dá consciência de Deus. Só o homem possui espírito (Jó 12:10b). a alma outros seres viventes tem, mais o espírito somente o homem (Jó 12:10). É a sede da razão, moral, intelecto, vontade, pensamento, consciência. É também a sede da adoração (1Co.14:15). Alma e espírito são distintos porém inseparáveis (Hb.4:12;Jó 12:10; 27:3). Por ter o homem vontade própria, é ele um ser moral e responsável pelos seus atos e conduta (Jô.3:16-17; 7:17; Rm.7:18;1Co.9:17; Ap.22:17). Devido à alma e o espírito fazerem parte da substancia espiritual do homem,e, por ser o espírito que vivifica a alma, os dois são, na Bíblia, muitas vezes mencionados indistintamente. Os dois interpretam-se de modo profundo e misterioso. Ora, o espírito é referido como “pneuma”, ora é “psyche”, compare estes textos Ecl.12:7 com Mt.10:28; Ap.6:9 com Hb.12:23; Lc.8:55 com At.20:10. é no espírito que da se o testemunho do espírito Santo que somos filhos de Deus (Rm.8:16). Um texto muito maravilhoso e profundo para o estudo da tri-unidade do homem (corpo, alma e espírito) é 1Co.15:44. é lamentável que a tradução em português corpo natural e corpo espiritual muito pouco explica o original : “SOMMA PSUCHIKON” e “SOMMA PNEUMATIKON”. A primeira expressão significa de fato “CORPO-ALMA”; refere-se ao corpo humano tal qual entra neste mundo, dominado e controlado pela alma, com a sua natureza pecaminosa herdada de Adão. Sim o homem natural (1Co.2:14), inconverso, é controlado pela alma. É o homem puramente psicológico, cuja consciência e reconhecimento de Deus estão adormecidos . sua mente tornou-se puramente terrena. A segunda expressão, no original, significa, de fato, “CORPO-ESPÍRITO”. Refere-se ao homem já ressuscitado. O corpo ressuscitado será um corpo mesmo porem superior à matéria. Será um corpo próprio para vermos a Deus. Assim como Jesus era real após a ressurreição. Seu corpo glorioso transpôs o pano da sepultura e também as portas fechadas em Jerusalém. Os anjos removeram a pedra do sepulcro de Jesus,não para deixa-lo sair de lá, mais para mostrar que Ele já havia ressuscitado, saindo através da porta do sepulcro. Este corpo é chamado no nosso texto de “CORPO-ESPÍRITO”, porque o espírito será, então, a parte dominante daí por diante. Nossa situação será invertida com referencia à vida terrena anterior. Como ressuscitado, o individuo se ocupará com Deus, Sua adoração, comunhão e serviço. O texto de 1Co.15:38 diz: “Mais Deus dá-lhe um corpo como quer, e a cada semente o seu próprio corpo”. Isto significa que teremos a mesma identidade e individualidade, porém será um corpo transformado (1Co.15:52b), e de composição diferente, cheio de energia divina e de novo e divino principio vivificante. Será como o corpo de Nosso Senhor quando ressuscitou (Lc.24:39; 1Jô1:1; Fp.3:20-21). A nossa salvação é realmente “grande” (Hb.2:3). Quando a eternidade feliz começar e as eras vindouras também, veremos então a suprema riqueza de Cristo no tocante a esta salvação (Ef.2:7). Jesus, como homem, O homem perfeito, tinha corpo (Mt.1:21; 27:58; Hb.10:5). Tinha alma (Mt.26:38; Jô.12:27; Is.53:11). Tinha espírito (Lc.23:46; Mt.27:50). Vemos então que:
Ø  O CORPO: são os tecidos vivos, ele nos liga com a terra, da qual comemos os frutos; e dá-nos a consciência do mundo material. Enfim pelo corpo temos contato com o mundo físico.
Ø  A ALMA: por meio dela, o homem tem consciência de si mesmo, sabe que é uma personalidade. Os animais não têm esta consciência. A consciência da vida vem pela alma. A alma nos liga aos nossos semelhantes, e assim, convivemos com eles. Nos liga ao mundo social.
Ø  O ESPÍRITO: por meio dele, o homem tem consciência de Deus. Ele nos relaciona com Deus na oração, adoração, comunhão e outras coisas mais. Por isto, no momento em que saímos deste mundo (na morte), os termos usados na Bíblia, são sempre espírito, e, Deus (Lc.8:55; Lc.23:46; At.17:59; Tg2:26). Deus é espírito (Jô.4:24).

Os diversos sentidos da palavra
ALMA
Nas Escrituras Sagradas

Este vocábulo tem seis sentidos diferentes nas Escrituras, sendo um real e cinco figurados:
1.    O Sentido Real: isto é alma significando alma mesmo.
2.    Alma significando sangue: (Dt.12:23; Lv.17:14). Isto apenas ressalta o valor do sangue, sem o qual o homem não pode viver. Quando se faz transfusão de sangue, não significa que esta fazendo transfusão de alma, nem injetando alma. Quando a Bíblia diz em Atos 17:26 que “de um só fez toda a geração dos homens” , não quer dizer quer dizer que Deus fez todos os homens com uma alma coletiva, dando um pedacinho a cada um.
3.    Alma significando o corpo, a pessoa física: (Gn.12:5; Lv.21:11; Nm.6:6; Gn.46:27; Ex.1:5; 12:4; Rm.13:1; 1Pe.3:20 em Hebreu é “nephesh”).
4.     Alma significando animal: (Gn.1:20). Aí, no original, a palavra empregada é alma (nephesh). Se o sentido ai não fosse figurado, entenderíamos, por exemplo: “Produzam as águas pessoas viventes”, o que seria um contra-senso além da passagem se referir a animais.
5.    Alma significando a vida: (Lv.22:3). Aqui se trata de sinédoque, figura de linguagem literária, em que a parte é tomada pelo todo. Alma é também chamada vida, porque é ela a parte mais importante do ser. Ela transmite vida ao corpo mediante o espírito.
6.    Alma significando o coração: (Dt.2:30). Ora, sabemos que o coração é um órgão como os demais, de carne, que bombeia o sangue através do corpo. Tudo o que se atribui ao coração o é somente figurativo. A referencia mesmo é a alma. Outras referencias (1Rs.3:9; 8:17; Sl.14:1; 73:26; 102:4;105:3; Pv.4:23; 23:17;25:20; Jr.17:9; Mt.9:14; Lc.2:51; Jô.14:1; At.7:54; 21:13; Rm.2:15; 10:10; 1Co.7:37; Hb.10:22; 1Jo.3:19-21).       

O Destino da alma após a morte
(Justos e Injustos)

Neste pequeno estudo, vamos ver a condição dos mortos, “Justos” e “Injustos”, antes e depois do advento de Jesus, culminando na sua morte ressurreição e ascensão.
Antes da ressurreição de Jesus:
A palavra Seol no Antigo Testamento, equivale em sentido a Hades, no Novo Testamento. Diferem na forma porque na primeira é hebraica e a segunda é grega. Elas designam o lugar para onde iam todos após a morte tanto justos como injustos, havendo, no entanto, nessa região dos mortos, uma divisão para os justos, e outra para os injustos, separados por um abismo intransponível (Lc.16:26). Todos estavam ali plenamente conscientes . O lugar dos justos era de felicidade, prazer e segurança, e era chamado Seio de Abraão ou Paraíso. Já o lugar dos ímpios era medonho, ignífero (onde há fogo), cheio de dores e sofrimentos, estando todos perfeitamente vivos.
Jesus ensinou estas coisas ao relatar o fato descrito em Lucas, no capítulo 16. É oportuno dizer aqui que este capítulo não constitui de uma parábola . O título posto no capítulo informando que é parábola, vem dos editores da bíblia, mas não consta do original. Parábola é uma modalidade de narração em que não aparecem nomes de pessoas. Além disso, o verbo haver, denota por sua vez que foi um fato real. Vale a í o conselho que nosso Missionário Guillermo Valencia sempre frisava, de “Não dar valor aos títulos das mensagens e sim na mensagem, os títulos não fazem parte do texto”...
Conforme Efésios 4:8-10, o Hades situa-se bem no profundo da terra. Além do ensino de Efésios, as referencias à entrada de almas neste lugar é sempre “Desceu”. Confira : Jacó (Gn.37:35), Coré (Nm.16:30-33), Jó (Jó17:16, 11:8), e outros (Sl.30:3, Sl.86:13,Sl.139:8, Pv.9:18, Pv.15:24, Is.14:9, Is.38:18-32, Ez.31:15-17, Am.9:12). Em todas estas referencias a Seol mostram um lugar situado nas profundezas da terra. É de lastimar o fato de que inúmeras referencias ao Seol, no Antigo Testamento, certas versões em português traduzem por sepultura e outros termos afins, o que sempre traz muita confusão.
As palavras Hades e Seol, aparecem às vezes traduzidas também por inferno, como em Dt.32:22, 2Sm.22:6, Jó11:8, Jó26:6, Sl.16:10 e em muitos outros lugares do Antigo Testamento, bem como do Novo Testamento. Mt.16:18, Ap.1:18.
O cristão prudente não se apressa em dar interpretações pessoais à Palavra de Deus. O inferno propriamente dita, isto é, o inferno eterno como destino final dos ímpios é o chamado Lago de fogo e enxofre, mencionado em Ap.20:10-14. o hades é apenas um inferno prisão, onde os ímpios permanecem entre a sua morte e ressurreição, a qual ocorrerá por ocasião do juizo do Grande Trono Branco, após o reino milenial de Cristo (Ap.20:17 e Ap.11:15).
Outras vezes, a palavra Hades, como já dissemos, é traduzida por sepultura, como em Gn.37:35,Gn.42:38, Gn.44:31, Jó21:13, etc... Deve-se tomar cuidado para evitar o ensino errôneo decorrente de imperfeições nas traduções. Para citar só mais um exemplo deste problema, esta mesma palavra hades é também traduzida por morte, em 1Co.15:55b. Estas diferentes de uma mesma palavra têm trazido muita confusão.
Portanto antes da vinda de Jesus a este mundo, todos desciam aos Seol os justos e os injustos, havendo uma separação intransponível entre as duas divisões do mesmo.
Depois da ressurreição de Jesus:
Jesus, antes de morrer por nós, promete aos seus que “As portas do inferno nunca prevalecerão contra ela” (Mt.16:18). Isto mostra que os fiéis de Deus, a partir dos dias de Jesus, não desceriam mais ao Hades, isto é, a divisão reservada ali para os justos. O texto em apreço indica futuridade em relação à ocasião em que foi proferido por Jesus. A mudança ocorreu entre a morte e a ressurreição do Senhor, pois ele disse ao ladrão arrependido: “Hoje estarás comigo no Paraíso” (Lc.23:43). O apostolo Paulo diz a respeito do assunto: “Subindo ao alto, conduziu cativo o cativeiro, e deu dons aos homens. Ora, subiu, que é, senão o que também desceu às partes mais baixas da terra?” (Ef.4:8-9).
Entende-se pois, que Jesus, ao ressuscitar, levou para o céu os crentes do Antigo Testamento que estavam no Seio de Abraão, conforme ele prometera em Mt.16:18. Muitos desses crentes, Jesus os ressuscitou certamente para que se cumprisse o tipo prefigurado na festa das Primícias (1Co.15:20-23). Nesta festa sagrada havia pluralidade (o texto bíblico fala de molho ou feixe). No seu cumprimento deveria, haver também pluralidade. E houve, conforme vemos em Mt. 27:52-53. A obra redentora de Jesus no Calvário afetou, não só os vivos,  mas também, os mortos que dormiam no Senhor.
A vitória plena de Cristo teria que concluir a derrota da morte. Ora, todo vencedor sempre regressa da última batalha trazendo consigo provas e evidencias da sua vitória final. Era, pois, justo que o Senhor Jesus ressuscitasse alguns e os trouxesse consigo, uma vez derrotada a morte!
O apóstolo Paulo foi ao Paraíso, que já estava no terceiro céu (2Co.12:1-4). Portanto, o paraíso está agora lá em cima, na imediata presença de Deus. Não embaixo, como antes. A mesma coisa se vê em Apocalipse 6:9-10, onde as almas dos mártires da Grande Tribulação permanecem no céu “debaixo do altar”, aguardando o fim da Grande Tribulação, para ressuscitarem (Ap.20:4) e ingressarem no reino milenial de Cristo.
Os crentes que agora dormem no Senhor estão no céu, pois o paraíso está agora ali, como um dos resultados da obra redentora do Senhor  (2Co.5:8). No momento do arrebatamento da igreja, seus espíritos virão com Jesus unir-se-ão a seus corpos ressurretos, e subirão com Cristo, já glorificados (Ts.4:14).
A presente situação dos injustos mortos:
Para estes não houve qualquer alteração quanto ao seu estado, continuam descendo ao hades, o “Império da Morte” onde ficarão retidos em sofrimento consciente até o juízo do Grande Trono Branco, aos o Milênio, quando ressuscitarão para serem julgados e postos no inferno eterno (Ap.20:13-15). Assim sendo, qualquer fantasma ou “alma de outro mundo” que aparecer aqui é diabólica, porque do Hades não sai ninguém. É uma prisão, cuja chave está com Jesus (Ap.1:18). Alma do outro mundo, ou espíritos falantes ou incorporados não vêem a terra: os salvos estão com Jesus, e os perdidos estão presos. O diabo, sim, por enquanto está solto, e sabe imitar e enganar com muita perícia.
Em Ezequiel 32:17-32, no chamado “Rol das nações Ímpias no Hades”, vemos os ímpios mortos das nações ali referidas, postos no Hades. Esta passagem é sumamente importante diante dos fatos que estamos estudando.

Nenhum comentário: