terça-feira, 23 de junho de 2015

Terceiro capitilo do livro OSEIAS MAIS QUE UM PADEIRO


Jezreel, Lo Ruama e Lo Ami, os filhos de Oséias

“...ela engravidou e lhe deu um filho. Então o Senhor disse a Oseias: "Dê-lhe o nome de Jezreel, porque logo castigarei a dinastia de Jeú por causa do massacre ocorrido em Jezreel, e darei fim ao reino de Israel. Naquele dia, quebrarei o arco de Israel no vale de Jezreel". Gômer engravidou novamente e deu à luz uma filha.  Então o Senhor disse a Oseias: " Dê-lhe o nome de Lo-Ruama, pois não mais mostrarei amor para com a nação de Israel, não ao ponto de perdoá-la. Contudo, tratarei com amor a nação de Judá; e eu lhe concederei vitória, não pelo arco, pela espada ou por combate, nem por cavalos e cavaleiros, mas pelo Senhor, o seu Deus". Depois de desmamar Lo-Ruama, Gômer teve outro filho. Então o Senhor disse: "Dê-lhe o nome de Lo-Ami, pois vocês não são meu povo, e eu não sou seu Deus..." (Os.1:3-9)
Você sabe o significado do seu nome?
Na Bíblia nenhum nome seria dado a um infante se não houvesse sentido neste nome, poderíamos falar de Jacó que significa AQUELE QUE AGARRA O CALCANHAR, Mara que significa AMARGA, entre outros, mais no caso do nosso texto, quero falar um pouco sobre o nome das três crianças, filhos de Oséias e Gômer, há uma guerra teológica deflagrada sobre a paternidade das crianças, muitos acreditam que tenha sido dos amantes de Gomer, outros acham que era de Oseias, não vou seguir gerando esta polemica neste capitulo, pois na verdade quero tratar sobre os nomes dos filhos.
Quando você escolhe o nome de seu filho, qual sua motivação?
Por que você escolheu o nome A ou B?
Em muitos casos a motivação é familiar, nome de pai, mãe, avós, tios etc.
Lamentavelmente, alguns também escolhem através de novelas, seriados de TV, etc... ou seja, no Brasil e em algumas partes do mundo o nome da criança não tem nenhum sentido, alguns importam nomes de outros países, é comum o cristão tirar nomes da Bíblia, os da era da tropicália colocavam nomes que representavam a natureza, mais no caso de Oséias a ordem dos nomes era mais profunda, havia uma necessidade, lembrar a Israel o que eles estavam fazendo, mais também trazer claramente transtorno e vergonha para aquela família.
Enquanto o profeta padeiro, na cozinha se dedicava na fabricação dos pães, sua esposa saia para a prostituição, e vez após outra, seus filhos comentavam com ele, junto a mesa da amassadeira: Papai, onde está a mamãe? O silencio ensurdecedor da sala gerava milhares de gritantes respostas.
Novamente quebra-se o silencio e a menina Lo-Ruama, já uma pequena adolescente de cabelos cacheados, olhos castanhos escuros, muito bonita, inteligente, entra rápido na padaria e pergunta: onde está o meu pai? Ao que apontam para a parte da cozinha junto a amassadeira, ela se dirige para a cozinha, e bate os cadernos na mesa. Olhos arregalados, Jezreel pergunta que aconteceu? O pai pergunta, tudo bem minha filha, os olhos dela inchados de tanto chorar, meio que gaguejando responde: Não papai, nada está bem, por que o senhor colocou este nome em mim?
Minha filha Deus me deu esta ordem, eu sou um profeta, ministro de Deus, cumpro o que Ele me ordenar.
Mais pai, Lo-Ruama? Desfavorecida, aquela de quem não se teve compaixão? Aquela que não recebeu graça, compaixão ou misericórdia? Pai você acabou com minha vida. Que será de mim?
Ao que Jezrrel um ajudante de padeiro, filho de Oseias, pergunta pai conte-nos a historia dos nossos nomes.
Oséias calmamente, pega uma cadeira e fala pra seus filhos se sentarem, limpa os olhos da menina Lo-Ruama, com um carinho especial lhe da um pedaço do pão que acaba de sair do forno, e ela diz: papai este pão eu não resisto, e ele sorrindo pergunta: e é pra resistir?

Sentem-se vou lhes contar esta historia. E você leitor, não quer se sentar também?.

Nenhum comentário: